Nossas escolhas

O ser humano, no mundo em que vive, tem como característica principal, a de ser senhor de suas decisões. Claro as nossas decisões estão atreladas a um contexto, no qual, quase sempre, a tomamos(as decisões) buscando sempre a melhor escolha. Ocorre que, neste contexto em que são tomadas as nossas decisões, algumas destas vezes as escolhas não são exatamente aquelas que mais nos agradam. Tomar uma decisão, fazer uma escolha, nem sempre é tão fácil quanto parece. Assim como disse que o ser humano é "o senhor da suas decisões", também é verdade que este mesmo homem também se torna "escravo das consequências. Não existe escolha sem uma consequência, ou uma renúncia, quer seja boa, má ou neutra. Já disseram e eu aqui tomo "emprestado" a frase que diz que nós somos o resultado das nossas decisões. Quando falo nós somos, refiro-me nós enquanto pessoas dentro de uma sociedade. Eu, enquanto pessoa dentro desta sociedade, sou exatamente aquilo que decidi ser. Não culpo outros fatores(família,oportunidade,sorte,azar,dinheiro,traumas,etc). Acredito que se não sou mais evoluído(espiritualmente e materialmente) é pelo simples fato que eu em especial, não tive a capacidade de o ser. Também aqui caberia analisar o que é uma pessoas ser evoluída ou bem sucedida na vida. Isto é uma verdade que não é absoluta. O que pode ser considerado sucesso para mim, pode não ser para outro. Destino traçado não acredito, acredito sim que nós traçamos o nosso destino através das nossas decisões. 
célebre frase do filósofo espanhol José Ortega y Gasset na qual diz que "O homem é o homem e suas circunstâncias" é a meu juízo e ao meu personalíssimo juízo uma meia verdade, pois acredito que o homem não pode deixar as circunstâncias afetarem o seu futuro, e aí está, também a meu juízo, a chave de tudo. As circunstâncias são aquilo que a vida nos proporciona(dificuldades, facilidades, oportunidades, dinheiro, falta de dinheiro, amigos, inimigos, traições, etc) e aquilo que nos faz vencer estas circunstâncias é de que maneira vamos tomar nossas decisões. Portanto, acredito que a tomada de decisão certa é muito mais importante  do que a circunstância em que se vive.            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma pequena homenagem

A relatividade de um resultado

O Povo e os nossos representantes